sexta-feira, maio 26, 2006

Brasil ao rubro - ’ Piririm…Piririm…Piririm…’

Resolvi fazer um post para partilhar com o pessoal que ainda perde o tempo a ler este blog sem lógica nenhuma…esta coisa esquisita…criado por um bronco…só tem erros...pouco interesse…só festas, sem cultura. Então decidi animar aqui esta parte do blog, que só tinha fotos, a partir de hoje, este blog vai ter a música que leva o Brasil ao rubro. Ah pois é!
Os mais cultos que mudem de blog, porque esta música é capaz de ferir as vossas susceptibilidades. Deixa lá ver uma coisa culta para dizer: Sabiam que aqui no hemisfério sul a água da torneira quando escorre, é ao contrário do hemisfério norte (e agora perguntam vocês: E se um gajo estiver mesmo no meio da linha do Equador?). Quero partilhar alguma da minha fervorosa boa disposição com uma música que entra no ouvido e não sai mais! Se não gostar devolvemos o seu tempo perdido!
Quem ouvir mais de 10 vezes seguidas, quer dizer que está no meu nível: - VICIADO. Quem meter em loop durante o dia, aconselho a que use os pensos para por no braço, ou pastilhas para deixar essa merda. Amigos e amigas, a música do momento é puro Funk Carioca toda a gente de São Paulo diz que detesta, mas o certo é nas baladas toda a gente dança e canta. Deliciem-se…ou então enfrentem as consequências de não gostar da ‘Atoladinha’.

terça-feira, maio 23, 2006

Um mês depois do meu contacto!

Estou atrasado neste post uns cinco dias, mas tenho tido muito trabalho e aqui por São Paulo tenho feito tudo menos descansar.Depois de tantos meses de espera, em casa a vegetar no sofá, à espera do estágio que desejava, consegui.Algum sitio onde pudesse ser útil, e que pudesse aprender algo novo e motivante para uma carreira profissional.Quando disse ao pessoal que vinha para São Paulo, todos me disseram : "Txiii...Já não voltas....Ficas lá a morar....arranjas uma brasileira!!" ou então "Vais ser assaltado tanta vez que vais querer voltar....".
A realidade em São Paulo é bem diferente do que o pessoal em Portugal pensa, eu tinha uma ideia de insegurança constante mas isso não é verdade. É uma cidade que nunca dorme, cheia de edificios enormes, muitas pessoas das mais variadas culturas. Já estou habituado a ver barraquinhas ao virar da rua de Tapioca, de Yakishoba, de chocolates, de pipoca, entre muitas outras que podemos encontrar.
Quando saio do trabalho vejo o pessoal a beber chopp, e de vez em quando também alinho.Aqui não me falta nada, para ser perfeito só com praia ao pé.Passado um mês, posso dizer que já estou habituado à empresa, à cidade, ás pessoas, ao tempo, aos hábitos. Estou contente, porque um dos meus objectivos pessoais era provar que era capaz de viver e trabalhar, num país estrangeiro. Mesmo que seja o Brasil, e que aqui se fale português, ainda tenho dificuldades a comunicar com algumas pessoas.
Parece incrivel mas é verdade, às vezes ainda perguntam, se sou português, e se percebo o português.Não esqueço Portugal, nem a familia, nem os amigos que deixei para trás...A minha realidade agora é São Paulo, e tenho que viver esta experiência pois eu acredito que tudo tem a sua razão de ser. Ao fim de um mês posso dizer que estou muito feliz...


segunda-feira, maio 22, 2006

Virada Cultural e a Orquídea de Marte

Já com as coisas bem calmas cá por São Paulo, o pessoal de Curitiba veio fazer-nos uma visita para o fim-de-semana de virada cultural. Ora no Sábado, passámos o dia todo às voltas na cidade de São Paulo a ver…Prédios como os do largo do café, onde nos primórdios dos tempos da cidade de São Paulo se fazia o negócio do café, o edifício onde foi fundado a cidade de São Paulo, onde se diz que tem o melhor café da zona. A cidade teve várias épocas de influência, tanto arquitectónica, como cultural. A influência dos portugueses, depois a dos franceses, mais tarde os italianos, e hoje em dia São Paulo é aquilo que toda a gente sabe, uma mistura de culturas. Tudo isto com uma simples viagem de metro...


Gostei imenso das explicações dos guias, e apesar de ter andado bastante, acho que andámos literalmente às voltas na zona do centro velho e centro novo de São Paulo. Durante um almoço num restaurante muito fino, mais umas quantos fotos e risos e fico com a sensação de não estarmos sós…Somos capazes de estar acompanhados de uma forma de vida alienígena na nossa mesa!De tarde tive o meu merecido descanso às pernas, enquanto as mulheres foram às compras, para não comprar nada…o único a fazer compras foi o homem, pois um homem vai às compras para comprar algo, e a mulher vai às compras para ver o que pode comprar!


Com o passar das horas, começamos a preparar-nos para uma noite longa, e de repente tocam à campainha.”- Quem Será?” Ficamos com confirmação que existe vida em Marte, aparece o tal ‘Italiano’ com um presente - Um enorme vaso com orquídeas para oferecer à moça brasileira que fazia anos…Charmoso e Romântico? Talvez, mas o melhor de tudo, foi que vinha com dedicatória…”Uma orquídea para uma flor”. Os portugueses ficaram nas covas…perante tal oferta com tamanho charme. Para mim, acho que foi mais uma bola ao poste, da nave espacial! Se é para fazermos contacto, é para fazermos contacto…mas reservo-me ao direito de gozar em silêncio com a situação durante dois minutos!Fomos a um restaurante muito conhecido em São Paulo, o Bar do Juarez, acompanhados com muitas caipirinhas, boa disposição e picanha da boa, mais algumas fotos do momento, e com o intuito de continuar a virada cultural seguimos direitos a parque ibirapuera, e eis que estamos numa virada cultural de tunning…


Com o passar dos minutos, chegamos à discoteca em Brooklyn, a “Charmed”, uma fila enorme para entrar e muito tempo de espera. Conhecemos então um grupo de brasileiros entre os quais está a aniversariante, só me ocorre um pensamento - “ainda bem que o ‘italiano’ não trouxe o vaso para oferecer. À entrada foi complicada:
Entro digo o meu nome a uma pessoa para ver se estou na lista VIP, é me dado uma senha de entrada dada por outra pessoa, depois é me dado por outra pessoa uma pulseira de camarote, depois outra pessoa pergunta se já tenho pulseira, digo que sim, sou encaminhado para outra pessoa para entregar a minha senha, dizer meu nome e trocar por um cartão de banda magnética, na pessoa ao lado é me pedido um número de telefone, e depois por fim sou revistado para ver se tenho algum tipo de arma. Finalmente estou dentro da discoteca…


A música não era a melhor, mas como todo o bom português faz e bem, desenrascou-se a situação com a boa disposição. O que safou a noite, foi o êxito do funk carioca “piriri piriri…tou ficando atoladinha”, as caipirinhas e dançar até não poder mais…Que Noite!!!


No Domingo foi dormir….para mim a virada cultural continuou nos lençóis…depois de uma noite de arromba, um descanso de rei…ainda fomos de tarde ao parque do MASP, e depressa passou o Domingo! Num momento de inspiração, durante uma conversa fiz uma premonição … que se concretizou! O metro ficou sem electricidade durante a nossa ida para a estação rodoviária de Tietê. Tenho que jogar no totoloto…eh eh eh!
Foi um grande fim-de-semana, em que espero que o pessoal de Curitiba tenha gostado de ter conhecido, alguma cultura desta Capital, que nunca dorme, e que com a virada cultural da noite anterior os tenha divertido.

segunda-feira, maio 15, 2006

Terror em São Paulo

Para os mais distantes, normal não estarem atentos a noticias por este mundo fora mas, hoje em São Paulo virou uma zona de guerra, pessoas a sairem mais cedo do trabalho, policias a serem mortos, bombas em bancos e universidades, hospitais a serem ameaçados se tratarem policias, estações de metrô a serem baleadas, cerca de cem autocarros incendiados, e tudo isto nos últimos três dias.
Sabia que São Paulo era uma cidade perigosa por causa dos assaltos, mas que tinha um grupo de crime organizado e que poderia provocar uma situação como a que se vive hoje, era impensável. A estação de metrô onde mudo de linha todos os dias, foi baleada, a do Paraíso, mataram um segurança de metrô em Santa Cruz, duas estações antes da minha paragem final, a da Saúde. Em qualquer sitio do mundo, sentimos-nos mais seguros perto de um policia.
Aqui em São Paulo, queremos os policias o mais distante possivel por serem os alvos, e podermos sofrer com esse facto.Todo este teatro de guerra e medo foi semeado por um grupo criminoso de seu nome PCC, exige que os presos vejam reconhecidas as suas exigências. A situação é negra, e espero que nas próximas horas as coisas acalmem. O bom e o mal do Brasil, o melhor e o pior de São Paulo.Tudo bem perto me mim...




segunda-feira, maio 08, 2006

Sindroma Mexicano em Curitiba

Começo este post por agradecer ao Hugo e ao Nuno, que nos tão bem nos receberam e aturaram este fim-de-semana maravilhoso e divertido em Curitiba. A viagem para Curitiba correu tudo bem, chegámos por volta das 06.00, estava era um frio que ainda não experimentei aqui em São Paulo, o facto de ter ido de havaianas e de bermudas também não ajudou. Curitiba em si é uma cidade muito bela e também cheia de espaços verdes, mais calma que São Paulo e que dado ao facto de ter muitos descendentes de emigrantes europeus, como alemães, ucranianos, entre outros quase não notamos que estamos no Brasil.


O passeio este fim-de-semana, foi bom, a companhia e o espírito de contacto foi igualmente bom. A única coisa que não me correu bem foi o facto do meu cartão visa electron ter decido avariar, foi amaldiçoado, nada que um bom par de amigos não ajude a suportar. Não sei se será normal, mas depois de um belo almoço num típico restaurante mexicano, onde não encontrámos nenhum mexicano, o pessoal ficou todo extremamente bem disposto. Não vou entrar em pormenores mas basta referir que até cantar num autocarro cheio de turistas brasileiros que visitavam Curitiba, valeu. A cortesia pelo fornecimento de banda sonora portuguesa foi das natadas da nona edição que por motivos óbvios não vou referir os nomes. O que nos ia safando, é que de vez em quando começavam a falar espanhol connosco pensando já que falávamos parecido com eles, seríamos talvez….Espanhóis! Deu para lutar pelo ranking de número de fotos tiradas, desta vez um típico grupo japonês com as suas maquinas CANON ULTRASUPRAMEGA 1700000000 pX ficava nas lonas contra a agilidade das lentes das máquinas tugas. Insuperável.



Toda esta boa disposição se deve graças a algo que foi posto na comida mexicana, o pessoal não parava de rir, e ria-se por tudo e por nada. No domingo, ainda durava o sindroma da comida mexicana do dia anterior, durante a viagem de 3 horas de comboio a ver nevoeiro e verduras, mais uma vez a comitiva de natados e com um reforço de uma amiga havaiana, persistia em ter boa disposição a fotografar: - Nevoeiro. Vibrámos imenso, nevoeiro é……UAU….UAU. verde….é….UAU….UAU



E por fim fizemos uma viagem de autocarro a Antonina para ver algo….Que mais uma vez foi suportada, com banda sonora portuguesa de duas natadas que já referi anteriormente e que por motivos óbvios não irei referir. Resta-me agradecer, às minhas ovelhas, ao chefe mexicano que certamente nos ofereceu comida ‘alterada’, e que fez com que este fim-de-semana fosse extremamente divertido.



NOTA: A banda sonora deste passeio, CD cujo nome é ‘O menino de olhos azuis de Cátia e a PENTAX da Ana’ estará brevemente disponível num blog perto de si…

sexta-feira, maio 05, 2006

Como é que você faz para ‘pegar’ mulher em Portugal???

Foi esta a pergunta, que os colegas meus aqui do trabalho me fizeram. E eu fiquei quase sem saber que dizer, só consegui soltar um: “-Nós fazemos o normal, bate-mos o couro, convida-mos as para sair, e bate-mos mais couro, oferece-mos umas prendas…o normal.” As mulheres portuguesas são das mais difíceis para conquistar, e um colega de trabalho que teve em formação duas semanas no Porto, disse que não conseguiu ‘pegar’ nenhuma, e que só lhe perguntavam ‘o que é que estás a fazer’ e finalmente quando se sentiu mirado na discoteca pelos seguranças portugueses diz que desistiu.

Para comparar duas culturas vou dar um exemplo de conversas que tive, quando cheguei a São Paulo, a minha colega de apartamento, a Cátia, disse-me que nunca tinha visto nada igual. Nas baladas a noite começou com mulheres de um lado, e com homens do outro, e num espaço de horas, trocas de olhares, de danças sensuais fez-se casalinhos do zero como que se o cúpido por ali tivesse passado. Acabou tudo aos beijos…Pelo menos!!!

Conta o Fábio, colega brasileiro de trabalho, que no tempo que teve em Portugal em formação, saiu a noite, e além de se queixar das mulheres portuguesas são muito difíceis de ‘pegar’, referiu que numa discoteca cheia, só viu dois casais aos beijos ainda por cima eram namorados.

Ontem, fui sair com uns colegas aqui do trabalho, e realmente é impressionante acaba tudo junto. Os brasileiros costumam dizer que Deus é brasileiro, e eu acrescento que o Cúpido, também é brasileiro.


quarta-feira, maio 03, 2006

Um sonho realizado...Rio de Janeiro!

Se há daquelas coisa que um homem deve fazer para se sentir realizado, é escrever um livro, plantar uma árvore, fazer um filho mas axo que não deve ficar por aí, um gajo para se sentir realizado tem que visitar o sitio, do Corcovado, do Pão de Açucar, da garota de Ipanema, da praia de Copacabana, das noites de Leblond, o carnaval do Rio , querem que continue ?? Quando cheguei ao Rio de Janeiro eram 6 da manhã, mas cedo despertei e foi como se tivesse pensado: "-Ei eu estou no Rio de Janeiro!!!". Cada homem tem as suas metas, uma das minhas era visitar Rio de Janeiro e visitar os sitios que via nas novelas desde pequenino, já o consegui no fim de semana passado.

Quanto ao fim de semana foi demais, superou as minhas espectativas, tenho uma nova noção que existe sitios seguros no Rio de Janeiro assim como em São Paulo. A nossa guia da escursão foi cinco estrelas assim como os guias dos respectivos lugares, Rio e Petropolis.Deu para conhecer imenso do trabalho dos portugueses na altura da colonização e posteriormente a esse periodo. Rio de Janeiro, uma cidade com tanta beleza natural, como favelas até perder a conta.A riqueza e a pobreza lado a lado.Ainda fomos curtir uma noite à Lapa, entramos numa boate de Forró e depois fomos a um bar 'A casa da mãe Joana', que segundo o que me disseram depois que sigficaria, que é uma casa onde se pode estar a vontade e vale até fazer 'sacanagem'. Tanta coisa bela neste país, tanto por conhecer e do que já conheço, já começo a amar.


Hoje tive a falar com um colega meu do Rio, e que me disse que foi preciso vir a São Paulo para ser assaltado pela primeira vez na vida. Outra curiosidade é que ele me diz: "-Que tem aqui para visitar aqui em São Paulo??". Eu, um português que estou cá à 2 semanas é que lhe recomendei o jardim ibirapuera, o bar do juarez no itaim, e claro está algo que esta cidade é das mais ricas do mundo, Museus. Ele riu-se e disse: "- E praia???". Fiquei sem palavras, claro está mas também disse que São Paulo tem coisas que o Rio não tem.Um paulista adoptado a convencer um carioca que São Paulo, não era assim tão 'ruim'. Impossível!


Rio de Janeiro é sem facto lindo, desta vez não consegui desfrutar das praias de copacabana, nem do sol, nem da vida nocturna da cidade, três dias não deu tempo para tudo, mas foram três dias que fui inteiramente um carioca...